16 de março de 2010

Eugen Bavcar



Para quem não sabe, mudei-me para São Paulo para cursar Bacharelado em Fotografia no Senac. Pretendo então, vez por outra, postar algumas coisas sobre fotografia aqui.
Minha intenção será a de entreter meus leitores, e não escrever artigos educativos. Portanto, deixarei de lado partes que possam vir a tornar meu texto cansativo. No entanto, ficarei em feliz em apresentar informações mais detalhadas em um P.S. caso requisitado nos comentários.

Passada a introdução, vamos ao assusto que é o título da postagem: Eugen Bavcar
Ele é o fotógrafo, sobre o qual tive que apresentar meu primeiro seminário. O que chama atenção em Bavcar, além de suas ótimas fotografias, é que ele fotografa a despeito do fato de ser cego.
Sim, Bavcar vê apenas com o terceiro olho, e faz fotos de deixar muitos fotógrafos que enxergam no chinelo.

Uma breve biografia:
Nasceu em 2 de outubro de 1946, em Locavec, na Eslonvênia. Aos 10 anos sofreu um acidente com um galho de árvore que deixou seu olho esquerdo inutilizado. Alguns meses depois, feriu seu olho direito na explosão de uma mina de guerra enquanto brincava. A perda da visão de seu olho direito foi gradual, processo que demorou 8 meses, tempo que Bavcar disse ter aproveitado para guardar na memória as imagens do mundo, enquanto podia.
Aos 16 anos, já completamente cego, tirou sua primeira fotografia com um Zorki 6, máquina que pegou emprestado com a irmã. Diz ele que foi para retratar alguns colegas, mas dizem por ai que foi para retratar sua amada.
Na Eslovência, Bavcar estudou História na Universidade de Liubliana e em Paris cursou Filosofia na Sorbone. Bavcar naturalizou-se francês, e foi também na França que intensificou sua atividade fotográfica.

Talvez daqui a um tempo eu escreva uma página sobre ele na Wikipédia, pois lá não existem referências sobre ele nem em Inglês nem em Português.
A propósito, Bavcar fala Francês, Espanhol, Italiano, Alemão, Inglês, Esloveno e Servo Croata (?).

Mas como ele tira as fotos sem poder ver?
Além de gostar de trabalhar a noite, iluminando a cena com sua própria luz, ainda há algumas coisa que ele usa para se orientar. Localiza o objeto por meio do tato, mede a distância, e então por meio de algumas marcas na objetiva (vulgo "lente") da máquina ajusta o foco. As vezes ele pede ajuda a crianças, até mesmo para avalizar o resultado (diz ele que as crianças são mais sinceras). Em uma foto que tirou de sua sobrinha, prendeu nela um sino para se orientar pelo som (veja vídeo no final da postagem). Diz ele também fotografar contra o vento, o que ajuda na localização do objeto.


Neste site você encontra várias fotos tiradas por Bavcar, algumas das quais comentarei a seguir.


Estes pássaros aparecem em várias de suas fotos. Trabalho de laboratório ou dupla-exposição?



A atriz Hanna Schygulla com uma coruja do lado (vejam vídeo no fim da postagem!). Bavcar fotografou a atriz e depois adicionou a imagem de uma coruja.


Light painting com a forma da Torre Eiffel.


Vídeo dos pedaços do documentário
Janela da Alma em que Bavcar aparece.

4 Comentários:

Blogger Roupas etc. disse...

Você me deu uma introdução sobre ele no sábado... Mas é realmente impressionante o que ele consegue fazer... muito legal mesmo. Espero mais postagens sobre fotografia, então... (: Beijo!

16 março, 2010  
Anonymous Anônimo disse...

como faço pra entrar em contato cm vc? preciso de ajuda!! tenho que fazer um seminario sobre ele tambem, tem como me mandar mais coisas sobre ele? quando me responder passa seu msn, eu add e vc me manda, mais é o mais rapido possiveel por favor! um beijo, obrigada!

13 setembro, 2010  
Blogger Gabriel Sardinha disse...

Cara leitora, possou sim mais algumas informações e imagens sobre ele. Ainda tenho os arquivos, anotações, etc. usados para a preparação e apresentação do seminário.
Meu e-mail (que é o mesmo do msn) é
anjosarda@anjosarda.com

14 setembro, 2010  
Blogger blogdoruy disse...

Um fotografo cego, é algo a se pensar e pesquisar.O Ato de fotografar necessita da visão aliada ao que o fotografo-artista vê com o celebro.O problema no You Toube apresentado, é que por simpatia as pessoas possam dizer ao fotografo cego: que bela foto!, mas sera que quem dá este elorgio é absolutamente sincero.

11 agosto, 2011  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

design by anjosarda