18 de dezembro de 2009

Como fazer botões play e stop no Flash

Tirei umas fotos da formatura do 3º ano de 2009 do CEN, quem quiser ver, aqui está o link:
http://anjosarda.com/photos/formaturacen2009/
O Natal se aproxima, e eu ainda não tire Noite Feliz no violino.
E como prometido, quando o blog está parado, ai vai mais um tutorial.




A algum tempo fiz um vídeo mostrando como fazer botões de play e stop no Flash, algumas pessoas disseram que foi útil, então acho que vale a pena fazer uma versão escrita do tutorial. Quem preferir ver o vídeo ao invés do tutorial escrito, ele se encontra disponível aqui. Não usei um método avançado, então qualquer iniciante conseguirá seguir o tutorial.

Abra o Flash, pode ser qualquer versão (garanto que funciona pelo menos do MX 6.0 em diante) e crie uma animação simples (ou abra uma já pronta), pode ser uma bola andando de um lado para o outro.

Para isto, no primeiro frame da timeline desenhe uma bola com a ferramenta Oval Tool, selecione-a completamente, aperte F8 para convertê-la em símbolo, escolha Movie Clip e dê OK. Criado o símbolo com a bola, selecione um frame mais adiante na timeline e aperte F6 para inserir um quadro-chave, arraste a bola para outra posição no palco, depois clique com o botão direito do mouse em algum lugar na timeline entre os dois frames e escolha a opção Create Motion Tween (Criar Interpolação de Movimento). [1]
Feito isto teremos uma animação bem simples de uma bola andando de um lado para o outro. [2]

Crie uma nova camada e faça nela uma imagem retangular (para usarmos como botão) em seu primeiro frame. Selecione a imagem criada e dê F8, escolha desta vez Button (Botão) ao invés da primeira opção (e dê ok :P). Dê um duplo clique no botão criado e aperte F6 três vezes para preencher os estatos do botão. Selecione os estado Over e mude as cores da borda e de preenchimento, depois repita a operação no estado Down. [3]
Mudadas as cores dos estados do botão dê um duplo clique no palco em algum lugar que não seja o objeto para sair do modo de edição do símbolo.

Abra a Library de botões prontos do Flash, no MX 2004 o caminho para abri-la é
Window > Other Panels > Common Libraries > Buttons
[4], se a sua versão do Flash for outra talvez seja diferente, mas não deve ser difícil de achar. Arraste um botão à escolha para o palco (em uma camada nova ou na camada do botão anterior). Selecione um dos botões e aperte F9 para abrir a painel Actions, escreva então o seguinte código:
on (release) {
stop();
}

Tome cuidado ao escrever os códigos, ActionScript é case sensitive.
Selecione o outro botão e insira o código:
on (release) {
play();
}

Temos agora uma animação com um botão que a faz pausar,
e outro que a faz continuar. [5]

Vamos agora um último recurso para o controle básico de play e stop. Cria uma nova camada na timeline (é sempre bom usar uma camada separada para as ações), selecione o primeiro frame da mesma e no painel Actions escreva:
stop();

Isto fará com que o filme comece pausado e seja necessário que se clique no botão de play para que a animação comece. Para fazer com que ela pause ao chegar ao fim, basta fazer a mesma coisa só que colocando o stop(); em um frame ao final da timeline (na camada criada para as ações).

Baixe os arquivos usados neste tutorial aqui.

Espero que tenha ajudado, até o próximo tutorial.

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