20 de outubro de 2008

Executar








Ok, do começo.
O "executar" é esta caixinha que pode ser facilmente aberta a partir do menu Iniciar do Windows, ou ainda por um atalho de teclado que varia de acordo com a versão e as configurações do sistema, mas pode ser descoberto observando-se qual letra da paleta fica sublinhada quando se clica na tecla Windows. Depois de enconstada a letra, pode-se acessá-lo através do atalho (Windows) + (letra de atalho); (um clique na tecla do Windows no teclado, depois um clique na letra de atalho da paleta). Nas minhas configurações este atalho é (windows)+X, e será como me referirei a ele aqui.

O executar, dentre outras coisas, abre diretamente programas e pastas que se encontram na pasta do Windows, basta digitar o nome do dito cujo e dar Enter. Para o caso de arquivos não executáveis, é necessário digitar também a extenção. Por exemplo, se quiséssemos abrir um arquivo de texto do bloco de notas salvo na pasta do Windows, através do executar, teríamos que escrever "nomedoarquivo.txt". No entanto há outra exceção à regra além dos arquivos executáveis, o que pode ser de muita utilidade se bem utilizado: os atalhos.

Criando atalhos para as pastas/programas mais freqüêntemente usados, e colocando-os na pasta do Windows (C:\WINDOWS\), será preciso apenas escrever o nome do atalho no Executar para abri-lo.
(windows)+x > nome > Enter


Alguns comandos úteis do Executar:

calc - abre a calculadora
charmap - exibe o mapa de caracteres do windows
cmd - abre o Prompt de comando
control - abre o Painel de controle
magnify - abre lente de aumento
msconfig - leia a postagem a respeito clicando no link
mspaint - abre o Paint
notepad - abre o Bloco de Notas
pinball - abre o pinball
sol - abre o paciência
winword - abre o Word

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

design by anjosarda