16 de agosto de 2010

Green Cat UpGrade

Saudações, camaradas autores, amigos, parceiros e (poucos e raros) leitores. Como alguns de vocês já sabem, o blog está entrando em uma nova fase, e portanto passará por uma série de mudanças. Depois de uma conferência online com o cofundado do blog, algumas decisões a respeito das mudanças foram tomadas. É então por meio desta postagem que venho relatar-lhe nossos planos e expectativas para o futuro.

Muito do que queríamos fazer não podia ser realizado devido a limitações do Blogger. Reféns de um sistema que a princípio parecia maleável, mas como o tempo se mostrou inflexível e com escassos recursos, respiramos fundo e tomamos uma decisão que a tempos eu e a mesa de diretores vínhamos discutindo: transferir o blog para uma hospedagem própria, onde o sistema usado será WordPress. Agora, um pequeno F.A.Q. que eu elaborei (mas que na verdade não são perguntas frequentes).

1 - OMFG, mas não vai ficar caro manter o blog numa hospedagem própria? Quer dizer.. este tipo de coisa é pago, né?
Sim, para se ter uma hospedagem de qualidade, é preciso pagar. No entanto, eu já possuo um plano com espaço e transferência ilimitados, onde tenho o direito de colocar 50 domínios. Então, tecnicamente não é de graça, mas não vai fazer diferença alguma no meu orçamento.

2 - E o domínio (endereço; link; www.istoaqui.com.br), também não é pago?
Neste mundo nada é de graça, se saiu de graça para você é porque alguém está pagando. Domínios também são pagos, assim como hospedagens. A diferença é que 99,95% das hospedagens grátis são um lixo, já uma boa parte dos domínios grátis funcionam muito bem, exigindo apenas que se coloque um pequeno (57x20) banner deles no site. O endereço do blog não ficará gigante por causa disto. Na verdade, ficará até menor que o atual.

3 - Quando será efetuada a mudança?
A equipe que cuida da parte técnica do blog está muito empolgada com as possibilidades que o novo sistema irá oferecer, o trabalho já começou e está indo o mais rápido possível, mas ainda não tem uma data para sua conclusão.

4 - Posso ajudar de alguma forma?
Claro! É só continuarem a postar, passar os links das páginas do blog para outras pessoas e a comentar as postagens. Será incentivo mais que suficiente para eu me empenhar na minha parte do trabalho.

5 - Quando o novo blog estiver pronto, quais serão os novos recursos?
A lista de possibilidades é tão grande! Vai desde ter seu próprio fórum, wiki, chat.. passando por mudanças automáticas no layout de acordo com a data (natal, pascoa, aniversário de alguém, ano novo).. até uma versão do blog para celulares. Entretanto, nos concentraremos nas reais necessidades e manteremos os pés no chão. Caso haja necessidade, sim, tudo o que citei acima pode ser implementado, mas a princípio as mudanças básicas e fundamentais serão:
- integração com redes sociais: botões para compartilhar conteúdo, etc.
- hospedagem quase integral dos arquivos no servidor: possibilitando o uso de mais formas de mídia e diminuindo o tempo de carregamento das páginas
- WordPress + PHP + hospedagem própria (ponto)


Apesar de desconfiar que só eu me importo com o assunto, podem postar suas dúvidas nos comentários que eu as responderei.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

design by anjosarda