30 de novembro de 2008

Ode ao transporte público




Entre as duas imagens acima... Qual atrai mais as pessoas? Não pela qualidade da imagem, da fotografia ou da beleza, mas pela idéia embutida por trás da imagem. O progresso da indústria e o direito à privacidade e propriedade ou o simples compartilhamento de espaço com outras pessoas?
Antes que isso aqui fique parecendo (se já não está) redação para professor corrigir, vou logo dizendo que carro particular não é e nunca foi destinado apenas ao transporte de pessoas. Se fosse, não existiriam Ferraris, Lamborghinis e etc. Todos andariam de fusca. Sim, fusca. O carro que se conserta com durepoxi e super bonder, alcança 60Km/h (o que é mais do que suficiente para se deslocar) e cabem 5 pessoas com conforto. Ou o estimado leitor conhece alguém que precisa alcançar 250 km/h para chegar no trabalho antes das 7? Carro é instrumento de segregação social desde sua criação, e assim continua até hoje, basta ver os tunadões e seus sound systems que apurrinham a paciência alheia.
Em contrapartida, temos o bom e velho transporte público. Muito mais divertido na minha opinião. - Ahhhh é muito perigoso, diria o texano no alto de sua picape. Bom, se ser assaltado no ônibus é ruim, morrer decapitado após uma freada brusca do caminhão à sua frente deve ser um pouquinho pior. Mas não existe privacidade nenhuma! - resmungaria alguém com sérios problemas neurológicos. Eu sinceramente nunca vi alguém fazer amigos dentro do carro, apenas inimigos em potencial, porém já troquei e-mails e fiz amizades no ponto de ônibus. Mas é mais rápido - diria o executivo super atarefado. Hoje em dia existe o iphone, o laptop, o celular o DESPERTADOR. Utilize esses mecanismos da vida moderna e organize melhor seus horários.
Outro fator a ser considerado: A perda do ambiente urbano causada pelas ruas. Imagine só a sua cidade sem nenhuma rua pra atravessar, sendo apenas cortada por metrôs no subsolo. Tá, é caro, é irreal, é abusurdo, mas me deixem sonhar um pouco. Eu poderia falar também do efeito estufa,as mas acho isso uma pieguice só. Como diria o saudoso George Carlin, o planeta está bem. O ser humano é que tá fodido. Enfim, ainda existem as pesoas um pouco mais radicais, que defendem apenas andarmos a pé ou de bicicleta, mas ainda não cheguei a esse ponto. Os velhinhos tem direito ao passe livre no busão.

_Lucas expinafre

3 Comentários:

Blogger Gabriel Sardinha disse...

Droga, já ia responder que a imagem de baixo é tecnicamente melhor.

30 novembro, 2008  
Blogger Nitrox disse...

De facto o automóvel é um símbolo, um adorno, um exibicionismo. Aqui atinge uma dimensão que não sei se existirá em qualquer outro lugar do mundo.

De facto muitos estrangeiros com quem falo ficam surpreendidos pois acham que Portugal é um país com elevado nível de vida, só se vêm Mercedes, BMW e Audis nas ruas. De facto é incrível a quantidade de automóveis de luxo que há cá! Não se percebe mas não cão nem gato que não se desfaça em dívidas para ter um.

Bom tenho de falar contra mim, sou um fervoroso adepto dos TT, para mim é um grito de liberdade ter um veiculo que me pode levar para lá da prisão do alcatrão. Mas a minha utilização do mesmo reduz-se ao mínimo que é transportar-me do meio do pinhal onde moro até à gare fluvial onde apanho o catamarã que me transporta, mais uma centena de pessoas, até à cidade onde trabalho.

Mas tenho de reconhecer que o problema aqui é que os transportes públicos (com excepção do catamarã e mais um ou outro) são porcos e andam sempre apinhados, atrasados, não têm ligação entre si e a periodicidade deixa algo a desejar.

30 novembro, 2008  
Anonymous Anônimo disse...

porra...
o cara tem um TT oO

o blog tá bem frequentado ahushuashu

30 novembro, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

design by anjosarda